Ieda Maria Vargas: pioneira brasileira do Miss Universo

Ieda Maria Vargas: pioneira brasileira do Miss Universo

Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, faleceu aos 80 anos em Gramado. Ela estava internada na UTI do Hospital Arcanjo São Miguel. A informação foi confirmada por sua filha, Fernanda Vargas. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a causa do falecimento, nem sobre o velório e sepultamento.

Uma História de Superação

Aos 55 anos, Ieda sofreu um AVC que afetou sua memória e fala, mas conseguiu recuperar-se. Após a perda do marido em 2009, ela se mudou para Gramado, onde viveu até seus últimos dias.

Trajetória de Vida

Nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, Ieda tornou-se um ícone nacional ao vencer o Miss Universo em 1963, aos 18 anos. A competição ocorreu em Miami Beach, nos Estados Unidos. Ela começou sua carreira em concursos de beleza ao ser eleita Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul em 1962, e logo acumulou os títulos de Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil.

Após seu reinado como Miss Universo, que se encerrou em 1964, ela passou a coroa para Corinna Tsopei, da Grécia. Ieda viveu um tempo em Miami e, em 1968, casou-se com José Carlos Athanázio, com quem teve dois filhos.

Legado Duradouro

Retornando ao Brasil, Ieda optou por uma vida mais reservada em Porto Alegre, participando somente de eventos especiais. Ela foi homenageada como uma das “20 Gaúchos que Marcaram o Século XX”, em companhia de figuras como Mario Quintana e Elis Regina.

Ieda Maria Vargas será sempre lembrada não apenas por sua beleza, mas também por sua contribuição duradoura à cultura brasileira.

Fonte: G1

Foto: Reprodução/G1

Rolar para cima